Fortes chuvas trazidas por uma frente fria atingiram cidades do estado do Rio de Janeiro na noite de sexta-feira (1º) e madrugada deste sábado (2). Ao menos 13 pessoas morreram devido aos impactos dos temporais até o momento.
A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informaram que atuam de forma conjunta para prevenir e minimizar danos causados pelas chuvas.
Na cidade de Paraty, na região da Costa Verde, um deslizamento de terra provocou a morte de sete pessoas de uma mesma família.
Entre os mortos estão Lucimar, que não teve a idade divulgada, e seis de seus filhos: João, de 2 anos, Estevão, de 5 anos, Yasmim, de 8 anos, Jasmin, de 10 anos, Luciano, de 15 anos e Lucimara, de 17 anos. Um sétimo filho foi resgatado com vida e, depois de receber atendimento no Hospital Municipal, foi encaminhado para o hospital de Praia Brava.
Segundo a prefeitura, sete casas foram atingidas na comunidade costeira da Ponta Negra deixando ainda quatro pessoas feridas sem gravidade. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão no local apoiando as ações de resgate neste sábado.
A cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, também sofre com os impactos das fortes chuvas. Segundo a prefeitura, uma morte foi registrada até o momento. De acordo com a Defesa Civil do estado, o homem de 38 anos morreu eletrocutado.
A Defesa Civil de Mesquita e a a equipe da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos atuam para minimizar as consequências do temporal que atingiu a cidade na noite desta sexta-feira (1º) e madrugada de sábado. A força-tarefa realiza a vistoria de residências e a desobstrução e limpeza das vias afetadas.
Foram registrados deslizamentos e alagamentos na cidade. O Rio Dona Eugênia, na Coreia, e o Rio da Prata, na Jacutinga, transbordaram com o alto volume de chuva. Até as 3h desta madrugada, foram registrados mais de 266 mm de chuva na cidade, desde o início do temporal.
Um deslizamento na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, resultou na morte de cinco pessoas, incluindo uma menina de 4 anos.
Ao menos 6 vítimas estão sob os escombros após fortes chuvas atingirem a região, de acordo com informação da Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).
O Corpo de Bombeiros informou ainda que o desabamento ocorreu por volta das 3h50 na Rua Francisco Cesário Alvim, no bairro de Monsuaba que atingiu quatro casas. O corpo da criança foi retirada dos escombros.
(Com informações de João Pedro Malar e Helena Vieira, da CNN)