Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proibir manifestações políticas por parte dos artistas no Lollapalooza Brasil 2022, a banda Fresno exibiu no telão a mensagem "FORA BOLSONARO" durante sua apresentação neste domingo (27). A mensagem também foi repetida pelo vocalista da banda, Lucas Silveira.
A banda Fresno subiu ao palco do festival Lollapalooza após interrupção das apresentações pela chuva e convidou Lulu Santos para cantar a faixa 'Já Faz Tanto Tempo'. Apesar da proibição do TSE, Lulu trouxe à tona a pauta política na apresentação.
"Como disse Carmen Lúcia, 'cala a boca já morreu, quem manda na minha boca sou eu", disse o artista. A faixa "Toda Forma de Amor" foi tocada logo em seguida, com algumas alterações na letra da canção.
Antes da manifestação, a própria banda Fresno entoou um coro de 'Fora Bolsonaro', contra o presidente. No telão, a mensagem apareceu por alguns segundos.
Antes de sair do palco, Lulu declarou "censura, nunca mais" e Lucas Silveira pediu para que todos votem nas eleições presidenciais de 2022. "A gente vai conseguir, tá começando a mudar", disse.
Neste sábado (26), o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, entrou com uma ação no TSE após Pabllo Vittar levantar toalha com o rosto do ex-presidente Lula durante seu show no festival.
O ministro Raul Araújo acatou parcialmente o pedido, entendendo que "a manifestação exteriorizada pelos artistas durante a participação no evento, tal qual descrita na inicial, e retradada na documentada anexada, caracteriza propaganda político-eleitoral".
De acordo com a decisão do ministro, fica proibida "a realização ou manifestação de propaganda eleitoral ostensiva e extemporânea em favor de qualquer candidato ou partido político por parte dos músicos e grupos musicais que se apresentem no festival", sob pena de multa de R$ 50.000,00 por ato de descumprimento.