A Ucrânia está lutando pela segurança de toda a Europa e deve ser um membro pleno da União Europeia, disse o presidente Volodymyr Zelensky a parlamentares suecos, nesta quinta-feira (24), por meio de uma chamada de vídeo.
“Não estamos lutando apenas pelo povo da Ucrânia, mas pela segurança da Europa, e mostramos que merecemos ser um membro de pleno direito da Uniao Europeia“, disse Zelensky no discurso ao parlamento da Suécia.
Em um vídeo divulgado no dia em que a guerra na Ucrânia completa um mês, Zelensky pediu que as nações ocidentais, que se reúnem nesta quinta-feira (24) em Bruxelas, na Bélgica, tomem “medidas sérias” para ajudar Kiev a combater a invasão russa.
De forma sem precedentes, são esperadas hoje cúpulas da Otan, do G7 e da União Europeia.
“No fim dessas três cúpulas, veremos quem é nosso amigo, quem é nosso parceiro e quem nos vendeu e nos traiu”, diz Zelensky no vídeo publicado nas redes sociais.
O presidente ucraniano voltou a pedir por uma zona de exclusão aérea e disse que o Ocidente não forneceu aviões, sistemas anti-mísseis modernos, tanques ou sistemas que identifiquem navios de guerra à Ucrânia.
fonte: CNN