NO AR

Musical

pontefm98.com

Brasil

Governo deve esperar ICMS para definir subsídios a combustíveis, dizem ministros

Em reunião no Planalto, assessores de Bolsonaro avaliaram que, caso seja criado programa de subsídios, ele será transitório e em período curto

Publicada em 08/03/2022 às 22:06h - 56 visualizações

por Basília Rodrigues da CNN, e Gustavo Uribe


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Tanques de combustíveis  (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

O governo federal decidiu aguardar a votação do projeto de lei que trata da mudança de cálculo do Imposto Sob Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis para decidir se irá implementar uma política de subsídios para evitar aumentos nos preços da gasolina e do diesel. A decisão foi tomada após uma reunião no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (8).

Segundo ministros e assessores que participaram do encontro, com os quais a CNN Brasil conversou, a estratégia neste momento é focar no projeto de lei complementar (PLP) 11, que trata da mudança do cálculo sobre o imposto, e está na pauta do Senado Federal para esta quarta-feira (9).

A avaliação é de que instituir neste momento uma política de subsídios pode desestimular os parlamentares governistas a votarem a favor da proposta, que tem contado com apoio até a de congressistas da oposição.

A proposta prevê uma alíquota fixa do ICMS. De acordo com fontes do governo, a ideia é de viabilizar a aprovação do projeto de lei antes de qualquer repasse ao consumidor do aumento do preço do barril de petróleo, que se encontra defasado tanto em relação ao diesel como à gasolina.

Os ministros da Economia, Paulo Guedes, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Casa Civil, Ciro Nogueira, estiveram no encontro e avaliaram a possibilidade de implantar uma política de subsídios.

A estratégia de forte apelo eleitoral está sendo desenhada para ter impacto especialmente no preço do diesel. O anúncio, no entanto, ficará para depois da definição pelo Congresso Nacional sobre o projeto do ICMS.

A articulação política defende criar um fundo com dividendos e royalties da Petrobras para reduzir o impacto da alta do petróleo no preço dos combustíveis. Para a equipe de Guedes, no entanto, este subsídio, se criado, deverá ser curto e temporário. A validade ficaria entre um período de três a seis meses. A ideia reedita o modelo adotado em 2018 no governo do então presidente, Michel Temer, para subsidiar combustíveis.

 

Fonte: CNN




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

081 3522-1356

Visitas: 179296
Usuários Online: 35
Copyright (c) 2024 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE