A guerra entre Rússia e Ucrânia conta com sua segunda semana com avanços das tropas de Vladimir Putin. Militares russos tomaram o controle da usina nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa.
Em meio a tensão que se encontram os países, uma terceira rodada de negociações entre a Ucrânia e a Rússia acontecerá na segunda-feira (7), anunciou neste sábado (5) David Arakhamia, membro da delegação ucraniana, no 10º dia da invasão russa.
"A terceira rodada de negociações acontecerá na segunda-feira", escreveu Arakhamia em sua página no Facebook.
LEIA TAMBÉM: Milhares protestam contra guerra; Rússia encerra cessar-fogo; veja imagens e últimas notícias
Desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro, os dois países se encontraram duas vezes, a primeira na última segunda-feira, na região de Gomel, em Belarus, perto da fronteira ucraniana, sem grandes avanços.
A segunda, na quinta-feira , na fronteira entre a Polônia e Belarus, na cidade de Belovezhskaya Pushcha, na região bielorrussa de Brest, segundo fontes bielorrussas e russas.
Nesta segunda rodada, os combates não foram interrompidos, mas foi acordado a abertura de corredores humanitários para a população civil.
Um acordo entre Ucrânia e Rússia foi firmado para permitir os chamados “corredores humanitários” para que os cidadãos ucranianos serem evacuados.
No entanto, a retirada dos habitantes de Mariupol, porto estratégico ucraniano cercado pelas forças russas e seus aliados, foi adiada por múltiplas violações russas do cessar-fogo, disse a prefeitura da cidade neste sábado.
SAIBA MAIS: Secretário de Estado dos EUA declara apoio à Ucrânia em reunião com chanceler; veja últimas notícias
A retirada de civis, que deveria começar antes do meio-dia (horário local), "foi adiada por razões de segurança" porque as forças russas "continuam bombardeando Mariupol e seus arredores", afirmou a prefeitura no Telegram.
O município pediu aos civis que estavam reunidos nos pontos de saída da cidade que "retornem para os refúgios".
Pergunta frequente entre os internautas, muitos querem saber o motivo da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Em resumo, o motivo da guerra entre os dois países é o fato do presidente russo Vladimir Putin considerar a entrada da Ucrânia na OTAN uma ameaça existencial à Rússia.
Desde o fim da União Soviética, bloco que incluía ambos os países europeus, a Ucrânia desejava ingressar na aliança militar e política conhecida como Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Putin considera a possibilidade da Ucrânia entrar na aliança como um "ato hostil" do país. Além disso, o presidente Russo deseja "desmilitarizar e desnazificar" a Ucrânia.
Fonte: TV Jornal