O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) reservado para o resgate de brasileiros evacuados da guerra na Ucrânia deve partir do Brasil na tarde da próxima segunda-feira (7). A decolagem será feita na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e a aeronave irá levar 11,5 toneladas de insumos para ajuda humanitária.
A aeronave terá como destino a cidade de Varsóvia, na Polônia, onde os brasileiros irão embarcar conforme orientações do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Serão realizadas paradas técnicas em Recife, Pernambuco; Cabo Verde, na África; e Lisboa, em Portugual. A chegada ao Brasil está prevista para a manhã da próxima quinta-feira (10).
Além da Polônia, há pelo menos 63 brasileiros na Romênia, local em que a Embaixada do Brasil montou ponto de apoio. Eles fazem parte das milhares de pessoas que tem cruzado a fronteira terrestre para buscar refúgio em países vizinhos da Ucrânia, após a invasão militar russa.
No sábado (26), a FAB disponibilizou dois aviões para a missão de resgate, do modelo do modelo KC-390 Millenium, que tem capacidade para trazer até 80 passageiros e já foi utilizado em outras missões humanitárias internacionais. Entre elas o transporte de donativos para as vítimas de explosão em Beirute, no Líbano, e 2020, e no apoio emergencial ao Haiti, após terremoto em agosto de 2021.