A guerra entre Rússia e Ucrânia ganhou um novo elemento nessa quinta-feira (24), o grupo hacker Anonymous declarou guerra cibernética contra o governo russo.
"O coletivo Anonymous está oficialmente em guerra cibernética contra o governo russo", disse o grupo em mensagem postada no Twitter.
The Anonymous collective is officially in cyber war against the Russian government. #Anonymous #Ukraine
— Anonymous (@YourAnonOne) February 24, 2022
Mas o que é guerra cibernética? A Rádio Jornal explica o que esta modalidade de guerra significa e o que a ameaça dos hackers representa.
Segundo especialistas em segurança digital, o conceito de guerra cibernética ou cyberwar tem relação com conflitos entre países que ocorrem a partir de ações protagonizadas por tecnologias.
Ancoradas no mundo virtual, elas são equiparadas às guerras tradicionais, apesar de não haver derramamento de sangue.
Isso porque a aplicação do sentimento do terror, os impactos no bolso dos governos e suas empresas privadas ou estatais, assim como o roubo e vulnerabilizarão de informações pode causar danos de longo prazo e com possível dificuldade acentuada na resolução e recuperação.
O termo tem ganhado popularidade na mesma medida em que a tecnologia se desenvolve, mas também resultou na divisão de opiniões em relação ao seu conceito.
Há especialistas que defendem que o mundo nunca passou por uma guerra cibernética. Por outro lado, há quem diga que o mundo já sofreu com diversas guerras cibernéticas.
Fonte: Rádio Jornal/UOL